Brincar à repressão: sobre a ação de formação da PSP em Portalegre

No passado dia 1 de junho, a Polícia de Segurança Pública (PSP) e a Câmara Municipal  de Portalegre acharam por bem celebrar o dia da criança, convidando menores de idade pré-escolar a simular um motim. Uns fingiam ser polícias, munidos com capacetes e escudos da Polícia de Intervenção; outros fingiam ser manifestantes, sem indumentária especial, apenas com pedaços de papel enrolados, arremessados como se fossem pedras da calçada.

A cena remetia para a carga policial contra as manifestações ocorridas durante a greve geral de 14 de novembro de 2012, responsável por dezenas de feridos e diversas detenções ilegais.

Estas ações encontram-se longe de constituir meros episódios, sendo diversos os exemplos de simulações idênticas organizadas pela PSP em estabelecimentos de ensino. Estes, na realidade, parecem assumir-se como espaços mais de endoutrinação (inclusive empresarial) e controlo (vejam-se as rusgas policiais realizadas numa escola em Sintra) do que de aprendizagem e conhecimento.

portalegre 2

Apesar de ter admitido rever a utilização de material policial por parte das crianças, a PSP defendeu este tipo de eventos, dado tratarem-se de “cenários através dos quais se procura transmitir aos alunos comportamentos civicamente adequados”. À luz dos recentes acontecimentos do passado dia 17 de maio, em que elementos da PSP agrediram adeptos do Benfica, não será difícil adivinhar o significado que atribuem a “civismo”: o permanecer-se passivo, mesmo quando as mais básicas liberdades (permanecer na via pública, manifestar-se, festejar) são violadas pelas autoridades policiais.

Ao contrário do que se verificou em Lisboa e Guimarães, a simulação de Portalegre decorreu de forma pacífica. As crianças cedo deixaram de ser polícias e manifestantes, boas e más cidadãs, pacíficas e violentas, e limitaram-se a brincar umas com as outras. Sem escudos, nem capacetes.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s