[Sintra] GNR faz rusga em escola

Um conjunto de agentes da Guarda Nacional Republicana (GNR), munidos de cães treinados, realizaram no dia 23 de fevereiro uma rusga numa escola pertencente ao Agrupamento do Monte da Lua, em Sintra.

Os alunos que se encontravam na sala de aula foram confrontados, sem aviso, com a ação policial. Segundo o depoimento do pai de uma das alunas, terão ordenado: “ninguém sai do lugar! mochilas no chão! E mãos em cima da mesa!”.  Após esperarem 10 minutos com as mãos em cima da mesa, sem se poder retirar do lugar, os pertences dos alunos foram farejados por cães devidamente treinados. A alguns alunos foi pedido que abrissem as mochilas.

A ação da GNR terá resultado da articulação entre o agrupamento escolar  e as autoridades militares,  tendo sido apresentada como uma iniciativa destinada a  sensibilizar a comunidade escolar para problemas decorrentes do consumo de substâncias ilícitas, quer a nível de saúde, quer legal. Apesar das autoridades policial e escolar negarem tratar-se de uma rusga, 20 doses de haxixe terão sido apreendidas. Os alunos que possuíam tais substâncias terão sido, conforme declarações do  porta-voz do Comando Geral da GNR, major Marco Cruz, ao Público, “identificados, mas não intimidados”.

Advertisements

One thought on “[Sintra] GNR faz rusga em escola

  1. Pingback: Brincar à repressão: sobre a ação de formação da PSP em Portalegre | Observatorio do Controlo e Repressão

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s